Avalia í§ ío de pontas e volumes de pulveriza í§ ío na aplica í§ ío de fungicida na cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill)

  • J. Rodrigues da Cunha Universidade Federal de Uberl í¢ndia-Brasil
  • R. Silva Universidade Federal de Uberl í¢ndia-Brasil
  • J. Olivet Universidad de La Republica-Uruguay

Abstract

A correta tecnologia de aplica í§ ío de fungicida pode auxiliar a eficácia de controle das doen í§as da soja. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de diferentes pontas e volumes de pulveriza í§ ío no controle químico da ferrugem asiática da soja (Glycine max (L.) Merrill). O ensaio foi conduzido no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial (4 x 2) + 1: quatro pontas de pulveriza í§ ío (jato plano defletor, jato plano defletor duplo, corpo duplo com duas pontas de jato plano defletor e jato cônico vazio), dois volumes de pulveriza í§ ío (130 e 200 L.ha-1) e um tratamento adicional que n ío recebeu fungicida (testemunha). Foram avaliados: severidade de ferrugem, massa de 1000 gr íos, produtividade e deposi í§ ío de calda, por meio da técnica de espectrofotometria. De acordo com os resultados, pôde-se concluir que a produtividade da cultura da soja n ío foi influenciada pelo emprego das diferentes pontas. A uniformidade de distribui í§ ío do fungicida proporcionada pelas pontas avaliadas no dossel da soja foi baixa. É preciso buscar estratégias que incrementem essa deposi í§ ío, principalmente na parte inferior da cultura. O volume de aplica í§ ío de 200 L.ha-1 proporcionou maior deposi í§ ío nas folhas do que o volume de 130 L.ha-1.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2012-04-24
How to Cite
Rodrigues da Cunha, J., Silva, R., & Olivet, J. (2012). Avalia í§ ío de pontas e volumes de pulveriza í§ ío na aplica í§ ío de fungicida na cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill). Revista De La Facultad De Agronomía De La Universidad Del Zulia, 28(3). Retrieved from https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/agronomia/article/view/26887
Section
Crop Production