A estética das tribos nos festivais de música eletrônica

Palabras clave: Festivais Mainstream, Música Eletrônica, Estética, Consumo, Identidade, Pós-modernidade

Resumen

Os festivais de música eletrônicas e a naturalização de consumo na pós-modernidade influenciam diretamente a estética, a identidade, e as escolhas individuais e tribais. O objetivo desse artigo foi analisar a influência dos aspectos estéticos das tribos nos festivais de música eletrônica. O estudo contemplou festivais mainstream ocorridos no litoral catarinense, considerados eventos culturais e de entretenimento. Para a pesquisa, inspirada no posicionamento epistemológico pós-moderno, a etnografia foi utilizada como atitude, método e narrativa, partindo da historicidade e contemplando uma dialética que vai do subjetivo ao objetivo. A imersão no campo corresponde à observação participante utilizando as técnicas de diário de campo com apoio dos registros de imagens e vídeos. Os resultados revelam a fluidez da identidade das pessoas, o consumo modificado pelo desejo de pertencimento que se altera a todo o momento e a ausência de vínculos entre pessoas que partilham da experiência da dança e da música e que tornam-se uma única tribo, mas ao mesmo tempo sem ter vínculos profundos com ninguém nesse ambiente.

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Biografía del autor/a

Priscila Cembranel

Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC). Brasil. E-mail: priscila_cembranel@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0002-9560-686X

Flavio Ramos

Universidade do Vale do Itajaí. Santa Catarina, Brasil. E-mail: flauni@univali.br. ORCID: 0000-0002-8278-8027

Micheline Ramos de Oliveira

Universidade do Vale do Itajaí. Santa Catarina, Brasil. E-mail: micheantr@hotmail.com. E-mail: 0000-0002-5349-9162

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Publicado
2022-08-29
Cómo citar
Cembranel, P., Ramos, F., & Ramos de Oliveira, M. (2022). A estética das tribos nos festivais de música eletrônica. Espacio Abierto, 31(3), 70-86. Recuperado a partir de https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/article/view/38638
Sección
Semestre